⚫ His Majesty The King was formally proclaimed King Charles III at the Accession Council held at St James’s Palace.⚫ In Windsor and Balmoral, members of The Royal Family have viewed floral tributes that have been left in memory of The Queen.https://t.co/hXIgRRjf3U— The Royal Family (@RoyalFamily) September 10, 2022
Ao assinar o juramento pelo qual se tornou rei, Charles III comprometeu-se a “seguir o exemplo inspirador” da sua mãe e manifestou-se consciente dos deveres e da “pesada responsabilidade” da monarquia.Do lado de fora do palácio, e ao ritmo de trombetas, uma multidão, que se reuniu para acompanhar de perto a cerimônia de proclamação do novo monarca britânico,cantou God Save the King (Deus Salve o Rei), o hino que pela primeira vez, em 70 anos, tem a palavra “rei” em vez de “rainha” em suas estrofes.Por outro lado, tiros foram disparados no Hyde Park e na Torre de Londres, dois lugares emblemáticos da capital britânica, enquanto a proclamação era lida.
Leia mais:
Estado de saúde da rainha Elizabeth II preocupa e filhos estão reunidos com a monarca na EscóciaMorre aos 96 anos a rainha Elizabeth IIEm 1953, gabrielense representou o Brasil na coroação da rainha Elizabeth IICharles III assume o trono; entenda a linha de sucessão da família real britânicaMichele Dias: da morte da rainha à previsão de tempestade para a região Norte, os assuntos do dia em Portugal
Elizabeth 2ª
Foto: Família Real (Divulgação)
Elizabeth II ascendeu ao trono da Inglaterra em 1952, após a morte do seu pai Jorge VI e teve a primeira coroação televisionada da história, em 1953. O período de 70 anos de reinado foi o mais longevos de um monarca da coroa britânica. Em julho de 2015, ela superou os 63 anos e cinco meses de trono da rainha Vitória (1837-1901).
Durante este tempo, a rainha vivencio diversos momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, a corrida espacial e o pouso do homem na lua, Guerra do Vietnã, queda do muro de Berlim, invasão ao Iraque e, mais recentemente, a pandemia do coronavirus.
A rainha morreu na quinta-feira (8). Naquele dia, seus quatro filhos – príncipe Charles, herdeiro do trono; Andrew; Edward e a princesa Anna – estiveram reunidos com a monarca, de 96 anos, após a equipe médica esboçar preocupação com seu estado de saúde.
Leia todas as notícias