Após morte da rainha, Charles III é proclamado soberano do Reino Unido

Agência Brasil

Após morte da rainha, Charles III é proclamado soberano do Reino Unido
Em cerimônia realizada neste sábado (10), no Palácio de St. James, em Londres, o rei Charles III foi proclamado oficialmente soberano do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Participaram da solenidade a primeira-ministra britânica Liz Truss, seis ex-primeiros-ministros – Boris Johnson, Theresa May, David Cameron, Gordon Brown, Tony Blair e John Major –, bispos e políticos. A rainha consorte, Camilla, e o filho mais velho do soberano, William, também estavam no palácio.Na solenidade de proclamação, que foi filmada pela primeira vez, o rei Charles III emitiu declaração pessoal, na qual agradeceu as manifestações de simpatia, afeto e apoio recebidas por ele e seus irmãos pela da perda da mãe. Na mensagem, o novo soberano destaca que a solidariedade recebida pela família não é apenas do Reino Unido, mas do mundo inteiro.

⚫ His Majesty The King was formally proclaimed King Charles III at the Accession Council held at St James’s Palace.⚫ In Windsor and Balmoral, members of The Royal Family have viewed floral tributes that have been left in memory of The Queen.https://t.co/hXIgRRjf3U— The Royal Family (@RoyalFamily) September 10, 2022

Ao assinar o juramento pelo qual se tornou rei, Charles III comprometeu-se a “seguir o exemplo inspirador” da sua mãe e manifestou-se consciente dos deveres e da “pesada responsabilidade” da monarquia.Do lado de fora do palácio, e ao ritmo de trombetas, uma multidão, que se reuniu para acompanhar de perto a cerimônia de proclamação do novo monarca britânico,cantou God Save the King (Deus Salve o Rei), o hino que pela primeira vez, em 70 anos, tem a palavra “rei” em vez de “rainha” em suas estrofes.Por outro lado, tiros foram disparados no Hyde Park e na Torre de Londres, dois lugares emblemáticos da capital britânica, enquanto a proclamação era lida. 

Leia mais:

Estado de saúde da rainha Elizabeth II preocupa e filhos estão reunidos com a monarca na EscóciaMorre aos 96 anos a rainha Elizabeth IIEm 1953, gabrielense representou o Brasil na coroação da rainha Elizabeth IICharles III assume o trono; entenda a linha de sucessão da família real britânicaMichele Dias: da morte da rainha à previsão de tempestade para a região Norte, os assuntos do dia em Portugal

Elizabeth 2ª

Foto: Família Real (Divulgação)

Elizabeth II ascendeu ao trono da Inglaterra em 1952, após a morte do seu pai Jorge VI e teve a primeira coroação televisionada da história, em 1953. O período de 70 anos de reinado foi o mais longevos de um monarca da coroa britânica. Em julho de 2015, ela superou os 63 anos e cinco meses de trono da rainha Vitória (1837-1901).

Durante este tempo, a rainha vivencio diversos momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, a corrida espacial e o pouso do homem na lua, Guerra do Vietnã, queda do muro de Berlim, invasão ao Iraque e, mais recentemente, a pandemia do coronavirus.

A rainha morreu na quinta-feira (8). Naquele dia, seus quatro filhos – príncipe Charles, herdeiro do trono; Andrew; Edward e a princesa Anna – estiveram reunidos com a monarca, de 96 anos, após a equipe médica esboçar preocupação com seu estado de saúde.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Final de semana registra acidentes, fuga, perseguição e pelo menos três ocorrências de embriaguez ao volante Anterior

Final de semana registra acidentes, fuga, perseguição e pelo menos três ocorrências de embriaguez ao volante

26ª edição do Santa Maria em Dança se encerra na noite deste domingo Próximo

26ª edição do Santa Maria em Dança se encerra na noite deste domingo

Geral